quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Réveillon (Do fr. réveillon) festa de fim de ano


Antes de mais quero desejar a todos um excelente ano de 2009 com tudo de bom (na medida do possível) mas um "tudo" contido pois a palavra de ordem para este ano é CONTENÇÃO,que ,por acaso, rima com RECESSÃO.

Neste meu post venho escrever sobre esta noite fantástica e cheia de magia que é a noite de passagem de ano e a forma como a preparo e festejo.

A prepração começa meses antes quando se começa a decidir se se vai para fora (cá dentro ou não), se ficando pela terra natal (ou perto) se passa em casa ou na rua, com a família ou amigos... enfim... 15 dias antes decide-se então!

Depois é toda a preparação do menu, das actividades, da escolha do restaurante, do sítio, da discoteca ou do bar, ou pura e simplesmente da música que se quer escolher para entrar no próximo ano com o pé direito... ou então simplesmente escolhe-se gritar "BOM ANO" com "toda a cagança e pojança" e desata-se aos beijos aos amigos e conhecidos que partilham esta noite connosco.

A 3 dias da grande noite lá se vai ao Jumbo ou Continente, fazer as compras, ideia esta que mais 10 milhões de portugueses partilham... Anda tudo louco à procura do espumante e do lombo de porco e do bolo rei... e das passas!!!!

Chega a hora de escolher o traje. Escolhe-se o melhor vestido com os melhores sapatos, ou simplesmente escolhe-se a roupa normal do dia-a-dia e a maquilhagem que faz "pandan" com a" risca verde do vestido". Uma coisa é certa... a cuequinha azul bebé está lá sempre, na esperança que venha mais sorte nos dias 365 dias que aí vêm.

Dia 31 acorda-se bem cedinho para ir preparar tudo. Começa-se pelas entradas, fritam-se os salgados, faz-se as sobremesas, monta-se o sistema de som, trata-se da decoração, põe-se uma mesa bem bonita... tudo perfeito... e pensa-se: "tanto trabalho a preparar uma festa que vai passar num ápice... e amanhã tudo será igual a ontem!!!".

Já se torna tarde e vou-me então pôr bonita.

Janta-se na companhia dos melhores amigos e família (ou não), come-se até mais não poder aguentar e bebe-se ainda mais. Dança-se, canta-se... Festeja-se a meia noite, come-se as passas e (não me venham com histórias) não se pedem desejos nenhuns pois estamos demasiado ocupados a beijar compulsivamente as pessoas e a desejar-lhes tudo de bom e "Rnhan nhan nhan".

Brinda-se com espumante e levantam-se os flutes bem altos... Não se faz o vai acima, vai abaixo porque acho que as pessoas encarnam o espírito do "temos um flute na mão, somos demasiado para fazer isso. Isso é de pobre e bêbedo... Não vamos "descer do salto"...fica para mais tarde!".

E assim é... fazem-se juras de amor ao nosso mais que tudo, dá-se o beijo mais sentido ao familiar e o abraço àquele amigo que está lá sempre. Cá comigo uma tradição é vir-me sempre a lágrima ao canto do olho, sendo ou não o espumante a falar...

São 0.30 e já é possível telefonar aos amigos e familiares mais próximos que por uma razão ou por outra não estão a celebrar connosco a entrada no novo ano. Dizem-se palavras como "este ano é que vai ser", "tudo de bom para ti este ano", "sinto a tua falta", "adoro-te amiga" ou pura e simplesmente "lembrei-me de ti".

Depois é toda uma panóplia de actividades. Dançamos mais, cantamos mais, beijos e abraços para todos, bebe-se ainda mais... Vai-se comer um croquete e um bocadinho de queijo, não esquecendo a azeitona que ali está a olhar para nós (no meu caso foram 37 que intimamente me diziam "come-me, sente-me, saboreia-me como se fosse o ultimo dia da tua vida. Da minha é com toda a certeza pois amanhã estarei reduzida a um caroço num caixote do lixo qualquer!".

Chega a minha hora de pedir desejos. Sozinha, na rua a olhar para o céu peço sempre a mesma coisa... saude, que este ano seja melhor que o anterior (tenha ou não sido mau), ou que, na pior das hipóteses, continue tudo na mesma... é o mais provável! Faço projectos: este ano vou deixar os vícios, este ano vou casar, este ano vou ser mãe, este ano vou concretizar todos os meus sonhos... ou não! AHHHH! Este ano o meu desejo é ganhar o euromilhões!!! São ou não estes desejos e resoluções coisas que pensamos, se não todos, quase todos os 365 dias do ano??? Para que fazer lombo de porco recheado e beber espumante para celebrar estes pensamentos? Enfim...

Volto à festa... folia, amigos, conhecidos... Saltos, cantorias... e mais um copo...

Chega ao ponto em que não dá mais e lá vamos nós recolhermo-nos sem vontade de sequer despir a vestimenta catita e a maquilhagem que demorou "horas" a fazer... Vá lá!!! É so esta noite... ou será que não?

Antes de dormir penso nos amigos que ficam, que vão, que permanecem e que sempre estarão connosco. No que podia ter feito e no que vou fazer... Pensamentos que, mais uma vez, tenho todos os dias... Só que nesta noite são regados com espumante e recheados com lombo de porco... Ah... e com um look fenomenal...

Acordo no dia 1, com uma leve dor de cabeça. Levanto-me, olho-me ao espelho e... tudo está igual ao dia 30 do ano anterior...

E penso... faltam 47 dias para o Carnaval!!!!!