quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Réveillon (Do fr. réveillon) festa de fim de ano


Antes de mais quero desejar a todos um excelente ano de 2009 com tudo de bom (na medida do possível) mas um "tudo" contido pois a palavra de ordem para este ano é CONTENÇÃO,que ,por acaso, rima com RECESSÃO.

Neste meu post venho escrever sobre esta noite fantástica e cheia de magia que é a noite de passagem de ano e a forma como a preparo e festejo.

A prepração começa meses antes quando se começa a decidir se se vai para fora (cá dentro ou não), se ficando pela terra natal (ou perto) se passa em casa ou na rua, com a família ou amigos... enfim... 15 dias antes decide-se então!

Depois é toda a preparação do menu, das actividades, da escolha do restaurante, do sítio, da discoteca ou do bar, ou pura e simplesmente da música que se quer escolher para entrar no próximo ano com o pé direito... ou então simplesmente escolhe-se gritar "BOM ANO" com "toda a cagança e pojança" e desata-se aos beijos aos amigos e conhecidos que partilham esta noite connosco.

A 3 dias da grande noite lá se vai ao Jumbo ou Continente, fazer as compras, ideia esta que mais 10 milhões de portugueses partilham... Anda tudo louco à procura do espumante e do lombo de porco e do bolo rei... e das passas!!!!

Chega a hora de escolher o traje. Escolhe-se o melhor vestido com os melhores sapatos, ou simplesmente escolhe-se a roupa normal do dia-a-dia e a maquilhagem que faz "pandan" com a" risca verde do vestido". Uma coisa é certa... a cuequinha azul bebé está lá sempre, na esperança que venha mais sorte nos dias 365 dias que aí vêm.

Dia 31 acorda-se bem cedinho para ir preparar tudo. Começa-se pelas entradas, fritam-se os salgados, faz-se as sobremesas, monta-se o sistema de som, trata-se da decoração, põe-se uma mesa bem bonita... tudo perfeito... e pensa-se: "tanto trabalho a preparar uma festa que vai passar num ápice... e amanhã tudo será igual a ontem!!!".

Já se torna tarde e vou-me então pôr bonita.

Janta-se na companhia dos melhores amigos e família (ou não), come-se até mais não poder aguentar e bebe-se ainda mais. Dança-se, canta-se... Festeja-se a meia noite, come-se as passas e (não me venham com histórias) não se pedem desejos nenhuns pois estamos demasiado ocupados a beijar compulsivamente as pessoas e a desejar-lhes tudo de bom e "Rnhan nhan nhan".

Brinda-se com espumante e levantam-se os flutes bem altos... Não se faz o vai acima, vai abaixo porque acho que as pessoas encarnam o espírito do "temos um flute na mão, somos demasiado para fazer isso. Isso é de pobre e bêbedo... Não vamos "descer do salto"...fica para mais tarde!".

E assim é... fazem-se juras de amor ao nosso mais que tudo, dá-se o beijo mais sentido ao familiar e o abraço àquele amigo que está lá sempre. Cá comigo uma tradição é vir-me sempre a lágrima ao canto do olho, sendo ou não o espumante a falar...

São 0.30 e já é possível telefonar aos amigos e familiares mais próximos que por uma razão ou por outra não estão a celebrar connosco a entrada no novo ano. Dizem-se palavras como "este ano é que vai ser", "tudo de bom para ti este ano", "sinto a tua falta", "adoro-te amiga" ou pura e simplesmente "lembrei-me de ti".

Depois é toda uma panóplia de actividades. Dançamos mais, cantamos mais, beijos e abraços para todos, bebe-se ainda mais... Vai-se comer um croquete e um bocadinho de queijo, não esquecendo a azeitona que ali está a olhar para nós (no meu caso foram 37 que intimamente me diziam "come-me, sente-me, saboreia-me como se fosse o ultimo dia da tua vida. Da minha é com toda a certeza pois amanhã estarei reduzida a um caroço num caixote do lixo qualquer!".

Chega a minha hora de pedir desejos. Sozinha, na rua a olhar para o céu peço sempre a mesma coisa... saude, que este ano seja melhor que o anterior (tenha ou não sido mau), ou que, na pior das hipóteses, continue tudo na mesma... é o mais provável! Faço projectos: este ano vou deixar os vícios, este ano vou casar, este ano vou ser mãe, este ano vou concretizar todos os meus sonhos... ou não! AHHHH! Este ano o meu desejo é ganhar o euromilhões!!! São ou não estes desejos e resoluções coisas que pensamos, se não todos, quase todos os 365 dias do ano??? Para que fazer lombo de porco recheado e beber espumante para celebrar estes pensamentos? Enfim...

Volto à festa... folia, amigos, conhecidos... Saltos, cantorias... e mais um copo...

Chega ao ponto em que não dá mais e lá vamos nós recolhermo-nos sem vontade de sequer despir a vestimenta catita e a maquilhagem que demorou "horas" a fazer... Vá lá!!! É so esta noite... ou será que não?

Antes de dormir penso nos amigos que ficam, que vão, que permanecem e que sempre estarão connosco. No que podia ter feito e no que vou fazer... Pensamentos que, mais uma vez, tenho todos os dias... Só que nesta noite são regados com espumante e recheados com lombo de porco... Ah... e com um look fenomenal...

Acordo no dia 1, com uma leve dor de cabeça. Levanto-me, olho-me ao espelho e... tudo está igual ao dia 30 do ano anterior...

E penso... faltam 47 dias para o Carnaval!!!!!







2 comentários:

Spirit disse...

Olá C!
BOM ANO!!!! ;)

Grande post... literalmente grande! lol

Eu para 2009 também pedi o "aeromilhões" :P

Beijos

Ah... e cá aguardo pelo tal café para me contares a tal novidade de que falaste na passagem de ano.

Karlytus disse...

Um excelente 2009 pra ti!
Gostei imenso deste teu post. Concordo contigo, com excepção da "leve" dor de cabeça, pois no meu caso normalmente é "pesadíssima"!! ;)
Realmente é frequente pensarmos que só nós é que pensamos nisto e naquilo mas já dizia a marca das mil e uma cores "todos diferentes todos iguais".. e é bem verdade. A passagem de ano significa quase sempre um novo alento pois podemos começar de novo e isso dá-nos força e vontade de realmente mudar algo nas nossas vidas. O curioso é que todos os dias podemos acordar e dizer pra nós mesmos: "É hoje!". A vida é um ciclo e ainda bem.. estamos sempre a tempo de mudar de rumo, de fazer aquilo que há anos vamos adiando, enfim de viver a vida que realmente desejamos. E para sermos grandes basta apenas sermos inteiros, nós mesmos (sim é de Pessoa e é lindo esse poema não é?).
Bem, mais uma vez, um 2009 cheio de momentos Grandes e verdadeiros!