quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Conduzir (Do latim conducĕre, «idem») dirigir um veículo
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Comando (Derivação regressiva de comandar) dispositivo que faz funcionar aparelhos à distância
Vai ser uma guerra… é que somos um agregado familiar que, ainda por cima, tem a característica de ter olhos tipo… grandes!!!! E eu fico a perder… ah pois fico…porque apesar de grandes, os meus olhos não chegam ao tamanho dos da minha monstrinha e do meu prezado marido.
Já estou a imaginar os domingos de manhã passados no sofá, a serem trocados por domingos de manhã passados estendida no tapete a babar-me com um ataque epiléptico, de tal estímulo visual a que vou ser sujeita. Já estou mesmo a ver-me a assistir a uma "guerra óptica" entre a "monstrinha" e o seu pai para ver quem é que consegue mudar o canal mais depressa… é que, diga-se de passagem, aqueles olhinhos de bezugo devem conseguir atingir um grande “sinal”… não deve haver cabo coaxial que consiga fazer frente àqueles meninos. Aquele LCD de 40 e não sei quantas polegadas até vai arder de tanto trabalhar. Vai ficar com os pixels a bater palminhas… Acho que vou desactivar o recuperador de calor pois a LG vai trabalhar… e muito! “Até fa’fumo!!!!”.
Imagino os dois sentados no sofá… trumbas pisca aqui e vemos o Macaco Oliver no BabyTV, trufas pisca ali e continuamos a ver macacos mas desta feita no National Geographic. Mais uma piscadela e muda pró Jam não sei das quantas para ver desenhos com vozes muito irritantes… e o pai abre os “faróis” e lá estamos nós a ver Curling na Eurosport… não haverá sossego nunca mais naquela casa… é que o comando eu posso esconder e a preguiça, esse pecado mortal, gera uma certa no corpo… mas o zapping à distância de um olhar???? “oh meu amigo…” nem com vendas, que aqueles olhinhos requerem muito tecido…
Haja esperança que isto não chegue cá…
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Citadino (Do latim *civitatīnu-, «idem») aquele que habita na cidade
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Gnomo#2 (Do gr. gnómon, «que habita a terra») espírito que, segundo a crença dos cabalistas, preside à Terra e a tudo o que ela contém
Eu acredito em duendes. Sim… acredito que existem criaturas a viver por baixo da IC19 e acredito ainda mais que essas criaturas têm famílias a viver no sótão de minha casa. Caso contrário como se explicam os sons que vêm de lá?
Mas são criaturas noctívagas, que só saem do sótão quando nós estamos a dormir (talvez por durante o dia estarem a trabalhar nas catacumbas da IC19, não sei… ver aqui).
Mas é irritante.
Estes “meninos” são gajos para enquanto eu estou a dormir me irem ao frigorífico comer os restos que penso que vão durar para toda a semana (por mais que cozinhe nunca chega), são meninos para me beber litradas de leite (nem quero fazer as contas ao leite que compro por mês), são “meninos” que vãos aos nossos armários, vestem as nossas roupas, dão-se ao luxo de as lavar na nossa máquina (a avaliar pelas contas de água e luz que tenho de pagar todos os meses) e ainda têm os desplante de as deixar no cesto da roupa para passar a ferro para que aqui a “Maria” amoche algumas 27 horas seguidas… é impossível um agregado familiar de 4 membros em que um anda sempre nu pois é canino, vestir tanta roupa e sujar tantos interiores e roupa de cama e de casa de banho!!!
Mais… estes meninos aproveitam-se do meu descanso para durante a noite desarrumarem a casa toda… quando me deito a casa está arrumada, quando abro os olhos já está tudo de pantanas!!!??? E o lava-loiça? Que me bebam o leite e comam torradas tudo bem, “comidinha não se nega a ninguém”… mas que lavem a loiça!!!! É o mínimo…
Estou indignada, porque além disto tudo, e atenção que apesar de saber da existência deles nunca lhes cobrei nem renda nem condomínio, os gajos ainda me vão à carteira…
Estou indignada…
Pronto… já me indignei!!!!
quarta-feira, 4 de julho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Sotque (De origem obscura) pronúncia particular de uma pessoa de determinada região
Num dia destes, numa cadeia de lojas de roupa cujo nome não posso dizer, estava eu na fila para pagar e atrás de mim estava uma senhora “supé tia” com o seu filho que provavelmente se chamava “Bernardo Maria”.
Ora bem… a Ti’Lili até podia ter razão não fosse o algodãozinho estar escrito em inglês… mas diz que tudo o que é dito em francês soa melhor. Nem que para isso tenhamos de fazer figuras de anormais armados em “intelectualoides”. Mania a minha de reparar em pormenores…
Vá lá que não pensou que era cotão porque esse sim é tramado para os alérgicos.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Loucura (De louco+-ura) estado de louco; alienação mental
Citando Pessoa, Fernando
"A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela e ela ser pequena é ser desiludido. Ter consciência dela e ela ser grande é ser génio."
Há dias em que acordo e apetece-me extravasar. Gostava de recuar 10 anos na minha vida apenas para "ter idade" (e "condição mental") para cometer algumas loucuras.
Hoje de manhã, ao ir para o trabalho, fiz uma lista mental do que me podia divertir (imenso) naquele momento.
1º - Ir para a fila do MacDrive do MacDonalds a pé…
2º - Telefonar para a linha de apoio TMN às 4 da manhã e dizer que não tinha nenhum problema com o telemóvel mas que me apetecia falar com alguém e os meus amigos estavam todos a dormir…
3º - Ocupar um lugar de estacionamento com parquímetro, tirar um ticket para uma tarde inteira, colá-lo na testa e ser inspeccionado por um "emelga"…
Tudo se desmoronou quando piquei o ponto.
domingo, 11 de março de 2012
Re-editar
verbo transitivo - (De re-+tomar) - dar continuidade a (algo interrompido); continuar